Como fazer dieta intermitente de forma eficaz

Como fazer dieta intermitente de forma eficaz

Hoje em dia, existem diversas dietas de emagrecimento. Portanto, é normal não ser capaz de ver claramente e perguntar: como esse ou aquele programa funciona e é realmente eficaz? Quais são os benefícios e riscos? Hoje vamos falar sobre a nova tendência do momento: a dieta intermitente.

Dessa forma, para ajudar você a entender mais sobre a dieta intermitente, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Dieta intermitente 01 - Como fazer dieta intermitente de forma eficaz

O que é a dieta intermitente?

O nome já nos diz: a dieta intermitente (= interrompido) é uma forma de alimentação durante a qual alternamos os períodos de jejum e de alimentação normal.

Não é estritamente falando uma dieta, mas um plano de dieta. Ninguém lhe diz o que comer, mas você tem horários predefinidos a respeitar.

Existem vários modelos diferentes. Aqui estão os mais populares:

  • Método 16/8: o princípio é poder alimentar-se por 8 horas e, em seguida, jejuar por 16 horas. Em termos simples, a fase de jejum durante o sono é prolongada por algumas horas. Por exemplo, você pode pular o café da manhã e fazer sua primeira refeição ao meio-dia.
  • Método 5: 2: você pode consumir apenas 500 a 600 calorias por dia, dois dias por semana. Esses dois dias não se seguem necessariamente e nos cinco dias restantes você pode comer o que quiser.
  • Método eat-stop-eat: esse método consiste em dias alternados de jejum e ingestão alimentar normal. Você come normalmente por 24 horas e depois jejua no dia seguinte. Repita esse processo uma ou duas vezes por semana.

Lembre-se de que, para todos esses modelos, é permitido o consumo de bebidas não calóricas (como café preto, chá sem açúcar etc.) durante a fase de jejum.

Dieta intermitente 02 - Como fazer dieta intermitente de forma eficaz

Como a dieta intermitente interfere no corpo?

A dieta intermitente não apenas restringirá sua ingestão calórica, como também perturbará o equilíbrio hormonal do seu corpo, para que você possa acessar mais facilmente as reservas de gordura. As seguintes alterações ocorrem:

A dieta intermitente melhorará sua sensibilidade à insulina, especialmente quando você estiver se exercitando. Isso é especialmente importante para pessoas com sobrepeso, porque os baixos níveis de insulina no sangue estão associados a uma queima de gordura mais eficiente.

O oposto disso é a resistência à insulina: estudos mostraram que muito peso corporal interfere na capacidade da insulina de diminuir os níveis de açúcar no sangue. Como resultado, mais insulina é liberada, o que estimulará o armazenamento de gordura.

A secreção do hormônio do crescimento humano (HGH) é disparada. Isso aumentará a síntese de proteínas e disponibilizará a gordura como fonte de energia.

Você simplesmente queimará a gordura mais rapidamente e construirá músculos. É por isso que o HGH é frequentemente usado em grandes quantidades como uma técnica de doping para fisiculturistas.

Mas isso não é tudo! Segundo os pesquisadores, a dieta intermitente também melhora o funcionamento da autofagia: um mecanismo no qual células danificadas são destruídas e novas são criadas, o que promove o processo de regeneração.

Dieta intermitente 03 - Como fazer dieta intermitente de forma eficaz

A dieta intermitente para perder peso

Se você pular as refeições, criará um déficit calórico e, portanto, perderá peso, a menos que você compense seu jejum com alimentos ricos em gordura e açúcar. De fato, esse método de alimentação não proíbe que você coma esse ou aquele alimento. Depende de você.

Segundo alguns estudos, a dieta intermitente (se feito corretamente) não apenas reduz a ingestão calórica diária, mas também evita o aparecimento de diabetes tipo 2.

O corpo também aprende a gerenciar melhor os alimentos ingeridos durante fase de ingestão de alimentos.

Estudos também mostraram que a combinação do método 16/8 e o treinamento para o desenvolvimento muscular (exercícios com peso corporal ou pesos adicionais) reduziriam a gordura mais efetivamente do que musculação sozinha.

Gostou de saber mais sobre a dieta intermitente? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *