Dieta Cetogênica – o que é para que serve?

Dieta Cetogênica – o que é para que serve?

A dieta cetogênica é uma dieta que está na moda há alguns anos. Utilizada para fins terapêuticos, essa dieta, que é muito rica em lipídios, tem, segundo alguns pesquisadores, um potencial real na prevenção de certas doenças.

Para ajudar você a entender mais sobre a dieta cetogênica, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

dieta cetogenica - Dieta Cetogênica – o que é para que serve?

Principais características da dieta cetogênica

Existindo há quase um século em nossas sociedades, a dieta cetogênica (ou ceto) é caracterizada principalmente por uma contribuição em lipídios, até 75% das calorias diárias.

Por outro lado, os seguidores não mudarão sua ingestão de proteínas, mas reduzirão significativamente aqueles relacionados a carboidratos.

Geralmente, os carboidratos fornecem entre 45 e 65% da ingestão calórica diária, mas os adeptos a dieta cetogênica ficam satisfeitos com apenas 5%!

Em outras palavras, trata-se de reverter a pirâmide alimentar tradicional e seus principais princípios. De fato, a gordura se torna a principal fonte de energia para o corpo, com o objetivo de causar um estado de cetose no corpo.

O que dizer do ponto de vista da saúde?

A dieta cetogênica nasceu na década de 1920, usada pela medicina para diminuir as crises epilépticas. Geralmente, a dieta dura apenas alguns dias e requer hospitalização. Em 50% dos casos, a dieta é eficaz na redução de convulsões.

Moda nos últimos anos – especialmente nos Estados Unidos – a dieta cetogênica atrai cada vez mais seguidores. Algumas pessoas querem testar esse método, geralmente de forma autônoma. Nesse caso, ainda é aconselhável fazer um acompanhamento médico.

De fato, o corpo sofrerá durante as primeiras semanas com as alterações e sintomas desconfortáveis, além de uma rápida perda de peso.

Fala-se em “gripe cetogênica” como um dos sintomas envolvendo náuseas, dores de cabeça, cansaço, mas também febre e o risco de desidratação, ou mesmo hipoglicemia.

Os riscos podem, no entanto, ir além. Por exemplo, quando essa dieta é praticada em casa a longo prazo, o risco de pedras nos rins é muito real, bem como o risco de diminuição da densidade óssea.

Além disso, a acidose metabólica é um perigo (insuficiência renal e edema cerebral), especialmente em pacientes com diabetes tipo 1.

Hoje, os pesquisadores têm algum interesse na dieta cetogênica. Segundo eles, existe um potencial terapêutico real a ser explorado em relação às doenças de Alzheimer e Parkinson, mas também ao diabetes (tipo 2) e ao câncer.

dieta cetogenica 01 - Dieta Cetogênica – o que é para que serve?

Nesse caso, para quem dieta cetogênica é recomendada?

Existe um grupo de pessoas para os quais a dieta cetogênica é recomendada, entre eles:

  • Para pessoas que desejam perder peso com um prazo, como atletas que desejam permanecer em uma categoria de peso, por exemplo, mas que desejam manter seus músculos durante o dia da competição.
  • Para pessoas com várias patologias, nas quais a dieta cetogênica provou sua eficácia. Para câncer, diabetes e pacientes com epilepsia. Nesse caso, a dieta cetogênica é controlada pela equipe médica.
  • No objetivo de comprometimento estético físico, ou na prática de musculação, por exemplo, mas continua a ser perigoso para a saúde se não for controlado e monitorado por profissionais de saúde.
  • Pessoas que desejam perder peso, mas sabem controlar sua alimentação

Para quem a dieta cetogênica não é aconselhável?

Como qualquer dieta, também há pessoas que devem evitar:

  • Gestantes (privações e deficiências)
  • Crianças sem patologias crônicas. Essa dieta pode desenvolver deficiências, o que abrirá as portas para desequilíbrios alimentares ou até distúrbios alimentares.
  • Vegetarianos e veganos, já que os carboidratos devem ser drasticamente reduzidos.
dieta cetogenica 02 - Dieta Cetogênica – o que é para que serve?

Pra você que está querendo aderir a essa dieta, eu indico um guia alimentar completo elaborado de acordo com os preceitos da famosa e eficaz Dieta Cetogênica.

É um passo-a-passo de refeições a serem seguidas, durante 147 dias, para emagrecer, seguindo a dieta mais gostosa e saborosa da história.

Para acessar a página, basta clicar abaixo na imagem 👇👇👇

banner afiliado - Dieta Cetogênica – o que é para que serve?
CLIQUE NA IMAGEM PARA ACESSAR 👆👆👆👆

Gostou de saber mais sobre a dieta cetogênica? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *